FÓRUM INTERNACIONAL DE ESTUDOS GLOBAIS
DOUTORAMENTO EM ESTUDOS GLOBAIS | UNIVERSIDADE ABERTA
ORGANIZAÇÃO
ANA CARVALHO
Licenciada em Direito pela Universidade Lusíada do Porto e Mestre em Ciências Jurídico-Privatísticas pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. É atualmente doutoranda em Estudos Globais na Universidade Aberta e exerce funções de Técnica Superior Jurista no Município de Viseu desde 2019. De 2016 a 2019 colaborou com o Instituto Politécnico de Viseu como Técnica Superior na Escola Superior Agrária, onde prestou apoio à direção e foi responsável pelos Serviços Académicos da instituição de ensino. Anteriormente, de 2013 a 2016, prestou serviço militar como Oficial da Marinha Portuguesa, integrando o Gabinete de Assessoria Jurídica do Chefe do Estado-Maior da Armada.
ANTÓNIO MOREIRA
Doutor e Mestre em Ciências da Educação e Licenciado em História da Arte pela Universidade de Coimbra. Pós-Doutorado em Tecnologias Educacionais e da Comunicação também pela Universidade de Coimbra. É Professor Associado com Agregação no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta. Atualmente é Coordenador Estrangeiro do Grupo de Pesquisa de Educação Digital da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil. Professor Colaborador nos programas de Pós- Graduação em Educação e Contemporaneidade e de Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil e Professor Convidado no Curso de Especialização em Educação e Tecnologias da Universidade Federal de São Carlos. Coordena atualmente o Curso de Docência Digital em Rede para o Ensino Superior da Universidade Aberta.
CRISTIANA LUCAS SILVA
Formada em Estudos Clássicos (2008) e doutorada em História (2018), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é professora auxiliar convidada da Universidade Aberta, no âmbito do programa de Doutoramento em Estudos Globais. É investigadora integrada no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL) e investigadora do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, no qual cocoordena a Linha de Investigação «Revolução do Conhecimento e Circulação de Ideias nas Luzes» e desempenha a função de assessora da Direção. Tem participado em inúmeros projetos nas áreas da História e Cultura portuguesas, bem como na organização de encontros científicos, com destaque para o International Congress Ideas of/for Europe (2009), Congresso Internacional Ordens e Congregações Religiosas em Portugal: Memória, Presença e Diáspora (2010), Congresso Internacional Cultura(s) em Negativo: Antis, Mitos negros e Mudança Social (2015), Congresso Internacional Um Construtor da Modernidade: Lutero — Teses — 500 Anos (2018), Congresso Internacional A Bíblia na Cultura Ocidental: Milénios de Civilização (em organização), Congresso Internacional Globalização s(em) Fronteiras (em organização) além de ser a responsável pela coordenação executiva de ciclos de seminários, destacando-se o Seminário Internacional de Estudos Globais, numa parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian. Tem focado a sua investigação no período do século XVIII, no estudo do conceito de «Estrangeirado» e, mais recentemente, nos Estudos Globais, mais concretamente na História Global. Concluiu em 2018 o seu doutoramento em História Contemporânea, com uma tese sobre «A ideia de estrangeiro na Cultura Portuguesa», para o qual obteve uma Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desempenha ainda as funções de assessora da Coordenação do programa de doutoramento em Estudos Globais (Universidade Aberta) e Editora-Chefe da revista e-Letras com Vida — Revista de Estudos Globais: Humanidades, Ciências e Artes.
ISABEL RAMOS
Isabel Ramos é natural de Peso da Régua, distrito de Vila Real. Possui a licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas que concluiu na faculdade de Letras do Porto em 1989, a pós-graduação em Tradução realizada na UTAD em 2003, o curso THEKA, projeto Gulbenkian de Formação de Professores para o Desenvolvimento de Bibliotecas Escolares, frequentado em 2007, o mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, concluído em 2013 na Universidade Aberta e frequenta este ano letivo, na mesma instituição, o 2º ano do doutoramento em Estudos Globais.
Foi coordenadora da Biblioteca escolar entre 2003 e 2009, professora bibliotecária no agrupamento de escolas de Mesão Frio de 2009 a 2017 e desde 2017 desenvolve a sua atividade profissional como Coordenadora Interconcelhia de Bibliotecas Escolares (CIBE), tendo-lhe sido atribuído um território que envolve 14 concelhos dos distritos de Viseu e Porto, no norte de Portugal. No Agrupamento de Escolas a cujo quadro pertence, desempenhou ainda os cargos de Delegada de grupo e delegada acompanhante de profissionalização de português e francês, Coordenadora de Departamento de Línguas e membro do Conselho Executivo, de 1 de setembro de 1993 a 31 de agosto de 2002, exercendo o cargo de vice-presidente no último ano referido.
Possui certificado de formadora com o registo CCPFC/RFO – 18224/04 nas áreas e domínios seguintes: A34 Francês, A46 Português, C05 Didáticas específicas (francês) e C19 Organização de bibliotecas escolares.
JOSÉ JÚLIO CURADO
José Júlio Curado, de Portugal, é licenciado em Ciências Sociais – Minor em
Ciência Política e Administrativa e doutorando em Estudos Globais na Universidade
Aberta. Desde 2021 trabalha como consultor e organizador de eventos para um
partido político na Madeira e é colunista num jornal regional. Antes disso é professor
e organizador de eventos da Federação Portuguesa de Bridge e da Associação de
Bridge da Madeira há duas décadas. É árbitro internacional da Liga Europeia de
Bridge e da Federação Portuguesa de Bridge, colaborador do projeto BAMSA
(Bridge: A Mind Sport for All) e membro da Associação para o Desenvolvimento dos
Estudos Globais e Insulares (ADEGI).
LUÍS M. FIGUEIREDO RODRIGUES
Concluiu o Doutoramento em Teologia (especialidade de Teologia Prática) em 08/01/2016 pela Universidade Católica Portuguesa, Mestrado em Pedagogia do E-Learning em 17/07/2014 pela Universidade Aberta, Mestrado em Teologia em 28/06/2003 pela Facultad de Teología «San Dámaso» (Madrid), Licenciatura em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa em 07/2000. Encontra-se a realizar o Doutoramento em Estudos Globais na Universidade Aberta.
É Professor Auxiliar na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e Membro do Conselho Científico da mesma Faculdade. É Editor Associado da EPHATA - Revista Portuguesa de Teologia, Vice-Diretor da Faculdade de Teologia, Diretor do Instituto Religare, Investigador Integrado no Centro de Investigação em Teologia e Estudos da Religião e Coordenador do Laboratório de Ensino a Distância da Faculdade de Teologia - UCP. Produziu 19 artigos em revistas especializadas. Possui 14 capítulos de livros, editou quatro livros e publicou três. Atua predominantemente nas áreas de Humanidades com ênfase em Teologia e Estudos da Religião.
NELSON BARRADAS
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (FLUP).
Pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares (ISLA).
Coordenador Interconcelhio das Bibliotecas Escolares, desde 2020 (RBE).
SÓNIA MENESES
Licenciada em Educação pelo Instituto Politécnico de Viseu e Pós-Graduada na área de Especialização em Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor pelo estabelecimento de Ensino Superior Aveiro - ISCIA.
As suas áreas de investigação e intervenção incidem no âmbito da Educação digital e educação inclusiva; tem competências em diversas áreas de formação no campo da literacia digital, e da intervenção psicoeducativa em contexto escolar, sociofamiliar e de inclusão.
Lecionou a disciplina de intervenção Educativa no âmbito de Necessidades Educativas Especiais da Pós-Graduação de Educação Social da Universidade Aberta. Esteve envolvida no apoio técnico aos formandos do curso “Formação para Docência Digital em Rede” da universidade aberta. Participou, ainda, no projeto de investigação “Publicação e divulgação científica em formato vídeo” desenvolvido pela ELO - Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local.